terça-feira, 10 de janeiro de 2023



O Valor Atual Líquido (VAL) e o EVA® (Economic Value Added) na análise de rentabilidade de um Projeto de Investimento 

Um projeto de Investimento pode ser representado como uma sequência de fluxos financeiros (cash flows), por norma anuais, sendo o primeiro período o período atual (período 0). Na determinação do Cash Flow to Firm, são considerados para além dos cash flows de investimento, os fundos que a Empresa gera a partir da sua exploração, que deverão ser positivos (se o projeto for lucrativo). A partir da demonstração dos resultados previsional do projeto obtemos o Resultado Operacional líquido de impostos sobre o rendimento, ou seja, o EBIT x (1 - t) ou NOPAT (Net Operating Profit After Tax), adicionam-se os gastos reconhecidos fiscalmente mas que não implicam saída de dinheiro (ex.º depreciações e amortizações, provisões). Em determinadas circunstâncias a Empresa terá de reforçar o seu fundo de maneio, pelo que as variações em necessidades de fundo de maneio terão de ser igualmente projetadas.


Na análise de projetos de investimento o cerne dos critérios de avaliação de rentabilidade é Valor Atual Líquido (VAL). O VAL consiste na soma dos todos os Cash flows do projeto devidamente atualizados. Se o VAL >0, significa que os cash flows atualizados excedem os cash flows de investimento e o projeto apresenta uma rentabilidade superior que o custo do capital expresso pela taxa de atualização, com um VAL >0 o projeto é rentável.

A métrica de valor conhecida pelo acrónimo EVA® é uma medida do resultado económico desenvolvida pela empresa Stern Stewart & Co. O conceito do EVA® ultrapassa o dos resultados ou o do rendimento do investimento, dado que inclui o custo dos recursos próprios e alheios. O EVA® leva em conta o custo de oportunidade dos acionistas. Não basta que uma Empresa apresente lucros para que daí se possa concluir sobre a criação de valor, uma vez que nas contas de resultados apenas se incluem os custos de financiamentos alheios e não o custo de oportunidade dos capitais próprios.

O EVA® é igual à diferença entre um resultado operacional líquido e específico após o efeito dos impostos sobre lucros (NOPAT – Net Operating Profit After Tax) e o Custo do capital investido para obter aquele resultado. O custo do Capital investido é designado tecnicamente por Capital Charge e obtém-se pelo produto do capital investido (CI) no início do período em análise pela taxa que representa o custo médio ponderado das várias fontes de capital (WACC). 

EVA® = NOPAT – CI x WACC

Um EVA® superior a zero significa que a empresa criou valor.

No exemplo que consta na imagem, ao calcularmos o EVA®, constatamos que o valor atual dos fluxos estimados é de apenas 80 806 euros, por comparação com um Valor Atualizado Líquido (VAL) de 1 526 656 euros. Na base desta grande diferença está o valor residual, determinado pelo método da continuidade: este valor fica fora das contas quando estamos a calcular as métricas de valor como o EVA.


Miguel Fragoso, Founder e CEO da CERTFORM - Escola de Formação Prática - Economista e Contabilista Certificado (25 anos de inscrição na OCC) - Formador nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade, Finanças Empresariais e Gestão de Negócios


0 comentários:

Enviar um comentário

Follow me on Twitter!