sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

 



O documento que se apresenta acima corresponde ao mapa de previsão cash-flows de um estudo de análise de viabilidade de um projeto de investimento de uma determinada Empresa (estudo a 5 anos). 

O investimento inicial a efetuar na aquisição de uma série de ativos fixos tangíveis é de 800 000 euros. 

Após um longo trabalho que passou pela definição dos pressupostos, elaboração do plano de exploração previsional, financiamento, demonstração de resultados previsional (2023 a 2027), Balanço previsional (2023 a 2027), análise económica e financeira, chega-se por fim à análise da viabilidade do investimento.

No âmbito da análise de viabilidade construímos o mapa de previsão de Cash-flows do investimento, a partir do qual foram retiradas as seguintes conclusões:

Valor Atual Líquido = 646 256,46 €

Taxa Interna de Rendibilidade = 30%

Índice de Rendibilidade = 1,81

Período de Recuperação do Capital: ao 3.º ano (em 2025)

O cerne dos critérios de análise de rentabilidade assenta na determinação do Valor Atual Líquido (VAL). O cálculo do VAL consiste na soma de todos os cash flows do projeto devidamente atualizados. Com um VAL superior a 0, os cash flows de exploração atualizados excedem os cash flows de investimento atualizados e o projeto é rentável, ou seja, tem uma rentabilidade maior que o custo do capital expresso pela taxa de atualização.

A par do VAL, a taxa interna de rendibilidade (TIR) é outro indicador muito usado. A TIR é a taxa de atualização para a qual o VAL se anula, ou seja, a TIR sobre um investimento é o retorno exigido que resulta num VAL zero, quando esta é usada como taxa de atualização ou desconto. No estudo em apreço, para uma taxa de atualização de 30%, o VAL é igual a 0.

Com base na regra da TIR, um investimento é aceitável se a TIR exceder o Custo Médio Ponderado do Capital, caso contrário, deverá ser recusado.

O Custo Médio Ponderado do Capital (CMPC) ou o Weighted Average Cost of Capital (WACC) representa o retorno que todos aqueles que investiram na empresa (capital próprio e dívida onerosa) esperam obter ao investir os seus recursos naquela empresa em específico e não em outros negócios com risco semelhante, trata-se de um custo de oportunidade do capital. No estudo em apreço esta taxa corresponde a 5,46%. Sendo a TIR (30%) superior ao CMPC (5,46%), estamos perante um bom investimento.

O índice de rendibilidade resulta em dividir o valor presente dos fluxos de caixa futuros pelo investimento inicial. Se um projeto tem um VAL positivo, então o valor presente dos fluxos de caixa futuros deve ser maior do que o investimento inicial. Com um IR = 1,81 conclui-se que por cada euro investido, o resultado é de 1,81 euros em valor ou 0,81 euros em VAL. O Índice de Rendibilidade mede o valor criado por cada euro investido, sendo superior a um (IR = 1,81) o índice de custo-benefício do investimento é positivo. Aceitam-se como viáveis os projetos de investimento que apresentem um valor do IR superior a 1.

Conclusão final: projeto viável


Estudo elaborado por Miguel Fragoso, Founder e CEO da CERTFORM - Escola de Formação Prática - Economista e Contabilista Certificado (25 anos de inscrição na OCC) - Formador nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade, Finanças Empresariais e Gestão de Negócios


Cursos relacionados:

Na forma live streaming (sessões síncronas):  

- Mini-MBA em Gestão Financeira e Contabilidade Empresarial – a iniciar no dia 19 de janeiro de 2023, a decorrer às quintas-feiras das 19h às 23h, durante 12 sessões, com o total de 48 horas de formação;

- Mini-MBA em Gestão de Negócios, Empreendedorismo e Alta Performance – a iniciar no dia 18 de janeiro de 2023, a decorrer às quartas-feiras das 19h às 23h durante 13 sessões, com o total de 52 horas de formação; 

Na forma e-learning (sessões assíncronas - plataforma 24/7): 

- Mini-MBA em Finanças Empresariais e Fiscalidade Aplicada – com 50 horas;

- CURSO PÓS - UNIVERSITÁRIO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE, FISCALIDADE E FINANÇAS DA EMPRESA – com 150 horas



0 comentários:

Enviar um comentário

Follow me on Twitter!