terça-feira, 3 de janeiro de 2023




O EVA® (Valor Económico Adicionado ou Agregado) e o MVA® (Valor de Mercado Agregado) são duas metodologias desenvolvidas no final dos anos 80 pela empresa americana de consultoria Stern Stewart & Co.

O EVA® é definido como a diferença entre o lucro operacional líquido depois de impostos (NOPAT ou EBIT (1 - t)) e o custo do capital investido na empresa (CI).

EVA® = EBIT (1 - t) – WACC x Capital Investido

O EVA® pode também ser calculado multiplicando o valor do Capital Investido na Empresa (Passivo Oneroso e Capitais Próprios) pela diferença entre a rendibilidade do capital investido (ROIC) e o Custo desse mesmo Capital (WACC). Uma Empresa gera valor económico acrescentado, ou seja, tem um EVA® positivo, quando a rendibilidade do Capital Investido é superior ao seu Custo (ROIC superior ao WACC).

EVA® = Capital Investido x (ROIC - WACC)

Um EVA® positivo significa que a Empresa está a criar valor, um EVA® negativo traduz destruição de valor. Um EVA® igual a zero significa que a Empresa não criou qualquer valor para além do esperado.

Segundo Stewart (STEWART III, G. Bennett, The quest for value, 1991) uma metodologia de avaliação do MVA® (Market Value Added) pode ser efetuada através do valor presente do EVA®, ou seja, MVA® = EVA® / WACC (considera-se o EVA® ou o Lucro Económico como uma perpetuidade constante). Parte-se de um pressuposto da continuidade dos resultados atuais, isto é, a medida de riqueza expressa fundamentalmente os resultados do exercício da empresa, no pressuposto da sua manutenção futura. 

O EVA® concentra-se na criação de valor no passado e no presente, o MVA® é uma medida de atualização e projeta o futuro com base no valor criado pela empresa.

O valor criado em cada ano é o EVA®, sendo o somatório do seu valor atualizado o MVA®.

Podemos constatar que o MVA® resulta da acumulação dos EVA’s futuros, podendo também, ser expresso pela seguinte fórmula: MVA® = Valor atual dos EVA’s futuros.
A aproximação ao valor da empresa é uma das utilizações do EVA® e MVA®. O MVA® intrínseco é igual ao valor atual dos EVAs e a adição destes valores ao Capital inicial investido conduz ao valor da empresa.

O MVA® (Market Value Added) apura a diferença entre o valor total de mercado da empresa e o capital investido na mesma.

MVA® = EVA® / WACC (perpetuidade constante) ou delimitando o n.º de anos, o valor atual dos EVAs ao longo de um determinado número de anos.

MVA® = Valor Total de Mercado – Capital Investido
 
Enterprise Value = Capital Investido + MVA®
Firm Value = Enterprise Value + Valor de Mercado dos Ativos Extra-Exploração

EVA® e MVA® estão relacionados. O EVA® é uma medida de valor que indica se a empresa foi capaz de agregar riqueza aos seus acionistas. O MVA® é a mensuração de riqueza gerada por um empreendimento. Pela forte correlação, uma melhoria do EVA® será refletida no incremento do MVA®. 

Artigo escrito por:

Miguel Fragoso, Founder e CEO da CERTFORM - Escola de Formação Prática - Economista e Contabilista Certificado (25 anos de inscrição na OCC) - Formador nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade, Finanças Empresariais e Gestão de Negócios


0 comentários:

Enviar um comentário

Follow me on Twitter!