quinta-feira, 31 de agosto de 2017



Com o Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade pretende-se proporcionar uma formação com um acentuado teor prático capaz de proporcionar as seguintes vantagens aos formandos:

• Desenvolver os conhecimentos práticos na área da contabilidade, informática e fiscalidade de forma a contribuir para uma rápida adaptação ao mercado de trabalho;

• Obter conhecimentos actualizados e promover a valorização profissional de todos aqueles que assegurem ou venham a assegurar as tarefas da contabilidade e fiscalidade nas empresas; 

Objectivos

Ao frequentar o Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade o formando será capaz de:
• Executar a contabilidade de uma empresa de acordo com o SNC - Sistema de Normalização Contabilística;
• Utilizar diverso Software de Gestão na área administrativa da empresa;
• Conhecer todas as obrigações fiscais e contabilísticas das empresas;
• Obter conhecimentos práticos e actualizados sobre a tributação do rendimento (IRS e IRC) e da despesa (IVA), conhecendo as obrigações declarativas fiscais, obrigações de pagamento e o calendário fiscal mensal e anual das empresas;
• Conhecer e aplicar os meios legais de Economia Fiscal (Benefícios e Incentivos Fiscais);
• Ser capaz de preencher as declarações e modelos exigidos pelas entidades oficias;
• Desenvolver conhecimentos práticos de modo a estabelecer relações entre a contabilidade e as incidências fiscais. 

Datas de início dos Cursos:

Lisboa: 10 de Setembro – decorre aos Domingos das 9h45 às 13h45. 12 Sessões de 4 horas cada.

Porto: Pós – Laboral – 19 de Setembro, decorre às terças e quintas das 19h30 às 22h30 – 16 sessões de três horas cada.

Porto: 23 de Setembro, decorre aos Sábados das 10h às 13h – 16 sessões de três horas cada.

Coimbra: 12 de Outubro – decorre às quintas-feiras das 19h às 23h. 12 Sessões de 4 horas cada.

Conteúdo Programático

1. Processamento de Salários, Segurança Social e IRS na perspectiva da Empresa. Utilização da Aplicação de Salários - Software de Gestão Sage.

2. IRS e Modelo 3 - Preenchimento do modelo 3 e anexos. Cálculo do imposto a pagar ou a recuperar pelo agregado familiar.

3. Prática Contabilística: Executar a contabilidade da abertura ao fecho das contas c/ recurso ao sistema informático (Software de Gestão Sage) - Este módulo é desenvolvido de acordo com o novo SNC.;

4. IVA – Apuramento contabilístico e cumprimento das obrigações fiscais declarativas. Preenchimento de declarações de IVA e anexos;

5. IRC – Do Resultado Contabilístico ao Resultado Fiscal. Regime Simplificado e Regime Geral. Estudo detalhado da Declaração Modelo 22. Elaboração dos documentos a constar do Dossier Fiscal da Empresa. IES – Informação Empresarial Simplificada – Análise dos Anexos que o constituem.

6. Utilização de Software de Apoio à Gestão: Aplicação de Salários e Contabilidade - Software de Gestão Sage.

Contempla as alterações no IRC decorrentes da entrada em vigor do novo Sistema de Normalização Contabilística 

O que vai aprender neste curso:

1 - Processamento de Salários. Cálculo de Remunerações. Regimes e Taxas de Segurança Social. IRS na perspectiva da Empresa: Apreenderá os aspectos relacionados com as retenções na fonte em sede de IRS nas empresas nas diversas categorias de rendimentos previstas no CIRS. Utilização de Software de Gestão Sage - Salários.

2- IRS. Casos Práticos de preenchimento do Modelo 3 e Anexos. Cálculo do IRS a pagar ou receber pelo agregado familiar. Benefícios Fiscais em IRS.

3 - Prática Contabilística - Numa empresa simulada aprenderá a fazer a contabilidade desde a abertura ao fecho. São utilizados documentos reais, classificados de acordo com o plano de contas do SNC e introduzidos no computador. Aprenderá a encerrar a escrita na informática e abrir o novo exercício. Utilização do Software de Gestão Sage - Contabilidade.

4 - IVA - Neste módulo vai aprender quais as obrigações fiscais declarativas dos contribuintes em termos de IVA. Sujeitos Passivos. Transmissão de Bens. Prestação de Serviços. Importações. Aquisições Intracomunitárias de bens. Valor Tributável. Exportações. Transmissões Intracomunitárias de Bens. Isenções. Sujeitos Passivos Mistos. Deduções e excepções do direito à dedução. Casos Práticos de aplicação: São feitos vários casos práticos de preenchimento de declarações do IVA e anexos.

5 - IRC - Aprenderá a fazer a passagem do Resultado Contabilístico ao resultado fiscal. São feitos casos práticos de preenchimento do modelo 22, da declaração anual e a elaboração do dossier fiscal. É feita uma abordagem prática ao IES – Informação Empresarial Simplificada. É analisado o Estatuto dos Benefícios Fiscais no sentido de conhecer os meios legais ao dispor das empresas no âmbito da economia fiscal.

No módulo de IRC aprenderá a fazer a passagem do Resultado Contabilístico ao Resultado Fiscal de uma Empresa com base no seguinte conteúdo:

5.1 Regimes de determinação do Lucro Tributável

5.2 Regime Simplificado de determinação do lucro tributável. Caso Prático.

5.3 Regime Geral de determinação do lucro tributável. A determinação da matéria colectável. Do "Resultado Fiscal" ao "Resultado Contabilístico". Análise de ajustamentos fiscais a acrescer e a deduzir. Casos Práticos.

5.4 Benefícios Fiscais em IRC. Casos Práticos.

5.5 Cálculo dos Pagamentos por conta e do pagamento especial por conta (PEC).

5.6 Documentos que devem constar do Dossier Fiscal do Sujeito Passivo.

5.7 IES - Informação Empresarial Simplificada - Análise dos anexos mais comuns.

Em resumo a frequência deste curso fornece aos formandos os instrumentos práticos para enfrentar com maior sucesso o mercado de trabalho. Neste curso é aprendida a prática que falta nos cursos do ensino tradicional.

Declarações Fiscais analisadas e preenchidas ao longo do curso: modelo mensal de retenções na fonte, DMR, Modelo 10, Modelo 3 e anexos, Declaração Periódica do IVA e Anexos, Declaração Modelo 22 e anexos (Anexo A e Anexo B), IES - Informação Empresarial Simplificada e os anexos mais comuns.
Outros Modelos analisados e preenchidos: Mapas de Ajudas de Custo, Boletins Itinerários, Folhas de Remunerações da Segurança Social, Quadros de Pessoal.

Trata-se de um curso fundamental para quem pretende conhecer a vertente prática das matérias contabilísticas e fiscais.

Certificação: Será emitido um Certificado de Formação Profissional através da SIGO, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho, que será atribuído aos formandos com um nível de presenças superior ou igual a 75%. 

Este Certificado é válido para efeito do cumprimento das 35 horas de formação obrigatória, de acordo com o Código do Trabalho.

Formador: Dr. Miguel Fragoso, Economista, Membro Efectivo da Ordem dos Economistas no Colégio de Especialidade de Economia e Gestão Empresariais. Técnico Oficial de Contas, Membro da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas. Director Geral e Gestor de Formação da CERTFORM desde Abril de 2000. Experiência de 20 anos em Prestação de serviços de Contabilidade e Assessoria Fiscal a Empresas e Particulares. Formador Certificado pelo IEFP com uma experiência formativa de cerca de 19 000 horas como formador em Ciências Empresariais com particular enfoque nos domínios de Contabilidade e Fiscalidade. Educação: MBA em Direcção e Administração de Empresas, Licenciatura em Gestão de Empresas, Especialização em Auditoria Financeira, Pós- Graduação em Fiscalidade e Assessoria, Bacharel em Contabilidade e Administração. Possui vários Cursos de Formação Contínua para actualização de conhecimentos na área das Ciências Empresariais em particular no Sistema de Normalização Contabilística, Normas Internacionais de Contabilidade, Fiscalidade Nacional, Fiscalidade Internacional, Análise Económica e Financeira, etc.

Duração: 48 horas

Preço:
Preço Geral: 365 euros
Preço aplicado a antigos formandos, desempregados e estudantes: 355 euros


Locais de realização do Curso:

Lisboa – IPDJ Parque das Nações – Rua de Moscavide, lote 47-101

Porto – Rua Júlio Dinis, 561,5.º, sala 502

Coimbra- Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra – Quinta da Boavista

Ainda pode fazer a sua inscrição!

Para tal, contacte diretamente a CERTFORM através do telefone 226066442 ou do e-mail certform@net.novis.pt
Categories: ,

0 comentários:

Publicar um comentário

Follow me on Twitter!